HOME > CIRURGIAS > TOXINA BOTULINICA / TRATAMENTO APLICAÇAO BOTOX
 
TOXINA BOTULÍNICA (Botox®)
 
Descrição

    A aplicação de toxina botulínica, amplamente conhecida como Botox®, resulta na paralisação temporária de alguns músculos, tendo como efeito a atenuação de rugas e consequentemente um aspecto mais jovial e bonito à face.
A toxina botulínica tem sido empregada com ótimos resultados na suavização das rugas de expressão localizadas na testa, no sulco entre as sobrancelhas e nos famosos "pés de galinha” ao redor dos olhos.
A toxina pode ser usada tanto nos casos em que as rugas já se instalaram como naqueles em que elas apenas iniciaram o processo, além de ser uma alternativa para pacientes que não desejam cirurgia e como complementação após tratamento cirúrgico.
Produzida pela bactéria Clostridium botulinum tipo A, a toxina é altamente purificada e não oferece risco ao paciente quando as normas e volumes da aplicação são rigorosamente obedecidas.
O Botox® atua na placa neuromotora, bloqueando temporariamente os impulsos nervosos que promovem a contração muscular, gerando o relaxamento da musculatura, o que suaviza as rugas do local.
A aplicação é feita em consultório e deve ser sempre realizada por médicos. Consiste em pequenas injeções diretamente nos músculos faciais que se deseja paralisar. Assim, obtém-se uma paralisia temporária, com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas O efeito inicia-se após cerca de 48 horas, atinge seu máximo em 7 dias e tem durabilidade de 4 a 6 meses, o que faz a necessidade da reaplicação após esse período.

    Esse procedimento produz um pequeno edema local (inchaço) e são necessários alguns cuidados nas primeiras horas. As complicações são mínimas e relacionadas a aplicações em local não recomendado e por profissionais não habilitados.

    É válido ressaltar que as indesejáveis rugas e vincos situados nos lábios podem ser atenuados com emprego de dermoabrasão ou prennchimentos facias. As rugas finas causadas por alterações na textura da pele devido à exposição solar e ao envelhecimento natural também não podem ser atenuadas pela toxina botulínica. Nestes casos, recomendamos também a realização de peelings.

    Se você deseja voltar a ter um rosto mais jovem e não quer se submeter a uma cirurgia, a aplicação da Toxina Botulínica pode ser uma solução rápida, simples e de baixo custo.

 
    Voltar para página das cirurgias
 
 
  Dr. Milton Rocha | Cirurgião Plástico | CRM/PE 17964 | Avenida Governador Magalhães 4775 | Salas 503/504 | Ilha do Leite | Recife / Pernambuco | Tel.: 81 2125 7715 / 2125 7716  
     
© 2010 Dr. Milton Rocha. Todos os direitos reservados.