Tudo sobre Rinoplastia com o Dr Milton Rocha

Diversos motivos podem levar a insatisfação do paciente com sua aparência. A reclamação mais comum costuma estar relacionada com a estrutura nasal que por ser localizada no centro do rosto tem grande impacto sobre a harmonia facial. A reclamação pode estar associada com o tamanho, forma, assimetria, a ponta caída decorrente da idade, nariz torto decorrente de uma fratura, entre outros motivos. Como uma forma de mudar a situação e melhorar a autoestima do indivíduo a Rinoplastia pode ser a solução ideal.

A Rinoplastia é a cirurgia plástica estética de correção do nariz, no entanto muitas vezes podem assumir função reparadora e funcional contribuindo de forma integral na saúde do paciente. O procedimento manipula as estruturas nasais, ou seja, ossos, cartilagem e pele. Por isso ele é capaz de diminuir ou aumentar o nariz, afinar a ponta , corrigir o dorso nasal e outras diversas características que podem ser fruto da genética ou de acidentes.

Para realização da cirurgia deve-se levar em consideração a expectativa do paciente e as diversas características do nariz, inclusive o sexo do indivíduo. Por exemplo, os homens possuem uma pele mais grossa, proporções maiores, dorsos mais retilíneos e preferencialmente um nariz mais reto, enquanto as mulheres preferem nariz mais estreito, menor e mais delicado. Por isso um ponto crucial na realização da Rinoplastia é a avaliação com um cirurgião plástico credenciado e de confiança onde serão retiradas todas as dúvidas e examinados os aspectos faciais, analisadas proporções e ângulos adequados, assim como o perfil do paciente.

Antes da realização da cirurgia o paciente deve ser submetido a exames pré-operatórios como exame sanguíneo e eletrocardiograma. É bom saber também que a idade recomendada para a Rinoplastia é 18 anos nos homens quando a estrutura e o crescimento nasal estão completos ou 16 anos nas mulheres . Sabendo disso, com os resultados do check-up em mãos e após a avaliação você estará pronto para o procedimento!

A Rinoplastia pode ser feita aberta ou fechada. Na técnica aberta há o levantamento da pele do nariz através da incisão feita na columela, área inferior do nariz. Ela é bastante utilizada por permitir maior visualização médica na cirurgia e é realizada em casos em que há alterações maiores. Já o método fechado é utilizado em casos de pequenas mudanças principalmente no dorso.
A cirurgia demanda anestesia geral e costuma durar duas horas. Geralmente o paciente é liberado no mesmo dia.

A cirurgia é pouco dolorosa e a recuperação costuma ser tranquila . Durante a primeira semana você precisará usar uma tala ou gesso e curativo para dar sustentação ao nariz, proteger a área e evitar inchaço excessivo. E falando em inchaço é normal a ocorrência dele nos primeiros dias, mas eles costumam melhorar após uma semana. Você também pode ter alguma dificuldade na respiração, mas serão prescritos medicamentos para ajuda-lo nesse período. Também deverá manter a cabeça elevada durante o sono. Após sete dias pode voltar a rotina normal, mas sem exageros. Atividades físicas nem pensar por pelo menos 3 semanas!

Os resultados são vistos gradualmente, mas logo no primeiro mês 80% do resultado é percebido. No entanto a cicatrização e o resultado final poderá demorar até um ano para ser avaliado. A Rinoplastia vai muito além da estética e pode não só conferir harmonização facial, mas melhorar a qualidade de vida do indivíduo.