Tipos de mamoplastia e quando fazer

Toda abordagem cirúrgica com finalidade estética na mama recebe o nome de mamoplastia.

Apesar de receber o mesmo nome, existem diversos tipos de mamoplastia que divergem no método e resultados buscados. Confira alguns dos tipos mais conhecidos e quando realizar cada cirurgia!

Mamoplastia de aumento

Cirurgia plástica geralmente chamada de implante de silicone nos seios, a mamoplastia de aumento tem exatamente esse objetivo: aumentar os seus de mulheres que não se consideram satisfeitas com sua aparência. Neste procedimento, é utilizada uma prótese para garantir a firmeza, formato e aparência natural da mama.

Mamoplastia redutora

Aqui, o objetivo buscado é o oposto da de aumento. Enquanto antes as pacientes se sentiam insatisfeitas com o tamanho pequeno, mulheres que buscam a mamoplastia redutora estão desconfortáveis com suas mamas muito volumosas, desproporcionais e que causam peso e dor na coluna.

Além disso, o peso pode causar a queda, o que está associada a flacidez da região. Para atingir o resultado esperado, é retirado o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para chegar ao tamanho da mama mais proporcional ao corpo da paciente.

Mamoplastia reconstrutiva

Essa cirurgia entra na categoria de cirurgias plásticas para reparação. Assim, pacientes que tiveram câncer de mama e precisaram retirar parte ou toda a mama, em casos de trauma ou outras razões podem recorrer a uma cirurgia plástica para melhorar sua autoestima e aparência corporal.

O cirurgião responsável refaz a mama e, com auxílio de tecido de outras partes do corpo, reconstrói a região. Para dar o volume esperado, podem ser inseridos implantes de acordo com o desejo da paciente, o que também pode ser feito no mesmo tempo que a mastectomia (retirada das mamas).

Mamoplastia com próteses 

É indicada para pacientes com queda na mama mas que não tem volume adequado.

Geralmente utilizamos próteses pequenas para evitar que o peso da prótese piore a aparência da mama aumentando a sensação de queda!

Quando bem indicada pode produzir resultados fantásticos!