You are currently viewing Rinoplastia e a harmonização da face

Rinoplastia e a harmonização da face

(Uma avaliação criteriosa no período pré-operatório (exame físico, fotografias e tomografia de face) determinará o planejamento cirúrgico ideal para o tratamento de cada problema)

O nariz é considerado o cartão de visita do rosto, a harmonia entre as características do nariz e da face deve estar em perfeito equilíbrio. Um nariz considerado belo pode não se encaixar a um determinado formato de rosto e vice-versa. Uma rinoplastia muda não apenas o tamanho ou o formato do nariz, mas também pode alterar totalmente a estética facial da pessoa que busca por esse procedimento.

A rinoplastia é indicada para pacientes que estejam em condições físicas e psicológicas de realizá-la, com expectativas realistas sobre o resultado. Por conta das mudanças que propicia, a cirurgia pode impactar a autoestima do paciente, melhorando a aparência e a autoconfiança. Cada rosto demanda um planejamento cirúrgico individualizado que determina a associação de técnicas e um conjunto de manobras mais apropriados para alcançar o resultado almejado. O tempo estimado varia de acordo com cada cirurgia e pode durar entre uma e cinco horas.

Dentre todos os tipos de cirurgia existentes, a rinosseptoplastia exige do profissional um talento a mais para realizar o procedimento. O cirurgião precisa, além do conhecimento anatômico e da habilidade técnica, ter uma grande sensibilidade artística. Atuando como um verdadeiro escultor, o médico irá trabalhar buscando um resultado de qualidade na harmonia da parte do corpo mais exposta: a face humana.

Nessa Cirurgia, complicações são raras, as incisões são internas ou mínima na região da columela (base nasal). Nas 72 horas de pós-cirúrgico poderá ocorrer pequenos sangramentos e edema (inchaço) na região dos olhos, que desaparecerá em alguns dias. São indicadas compressas de gelo no local. Caso haja tiver intervenção na estrutura óssea, poderá ser usado uma tala mobilizadora que será retirada após cerca de 7 dias de pós-operatório. Deve-se evitar exposição solar direta durante aproximadamente 30 dias.

A recuperação da rinoplastia é relativamente simples. O paciente ficará com imobilização por 7 dias no nariz e curativo microporado por mais 7 dias, a fim de proteger e manter a forma. Dor, discreto incômodo, inchaço no rosto e roxidão local vão diminuindo aos poucos. O resultado final pode ser visto após aproximadamente 3 meses.