Reconstrução mamária após o câncer de mama

Levando em consideração que estamos no mês da luta contra o câncer de mama, vale a pena comentar um pouco sobre as opções disponíveis para mulheres que tiveram a doença e hoje, após retirar o tumor, buscam formas de voltar a sua aparência antiga.

A maioria das mulheres com câncer de mama fará algum tipo de cirurgia como parte de seu tratamento, que, dependendo da situação, terá diferentes razões. Quando o objetivo dessas cirurgias é remover o máximo possível do tumor, é comum que grande parte do seio da mulher seja retirado, o que pode, após o fim do tratamento, causar um constrangimento em relação a aparência do seu corpo.
Assim, a reconstrução mamária, uma cirurgia plástica nas mamas que só pode ser realizada com autorização do médico responsável pelo tratamento do câncer, pode ser uma boa alternativa.
Com essa plástica é possível reconstruir a forma da mama após a cirurgia de remoção do câncer, entretanto, existem vários tipos de reconstrução mamária.
Para decidir a melhor opção, levando em conta que cada paciente depende da análise da sua situação clínica e também são levados em consideração suas preferências pessoais, o paciente pode escolher entre fazer a reconstrução mamária no momento da mastectomia – a reconstrução imediata, que depende da complexidade da cirurgia do câncer – ou num momento posterior, a reconstrução tardia.
Para tirar suas dúvidas sobre o seu caso, procure o seu médico e marque uma consulta com um cirurgião plástico. A melhor forma de reabilitação para a sua vida é com saúde e cuidado.