Escolhendo o nariz ideal

O nariz chama grande atenção na estrutura facial e quaisquer alterações realizadas na área podem fazer grande diferença na aparência do indivíduo. É justamente por esse motivo que a busca pela realização da rinoplastia é tão frequente dentro do mundo da cirurgia plástica, sendo uma das cirurgias mais realizadas no país.

Entretanto, muitos pacientes têm ideias errôneas acerca do procedimento e acreditam que o cirurgião plástico será capaz de alterar a aparência do indivíduo de forma drástica e seguindo certos padrões escolhidos pelo mesmo. É comum a ideia de que, durante o planejamento da cirurgia de rinoplastia, o paciente poderá escolher um nariz semelhante ao de uma celebridade ou a de um membro da família ou amigo, que deverá ser o desenho que o cirurgião irá “copiar”.

Porém, não é assim que acontece realmente uma cirurgia plástica. Para realizar o procedimento, primeiro haverá uma análise da estrutura nasal por parte do cirurgião, que levará em consideração a estrutura facial do paciente, o formato, altura e posição do nariz em relação ao resto da estrutura do rosto para que haja harmonia entre as áreas.

O cirurgião trabalhará com uma base, ou seja, com o nariz natural do paciente, e a partir daí poderá buscar maneiras de melhorar não só a parte estética como também funcional da estrutura nasal do paciente.

É importante também que haja uma conversa esclarecedora entre o indivíduo que passará pelo processo cirúrgico e o profissional que irá realizar o procedimento, para que não só sejam esclarecidas as dúvidas sobre o assunto como para que seja estabelecida uma expectativa real e honesta por parte do paciente em relação ao resultado da cirurgia.

Apenas uma conversa franca, onde ambas as partes determinam quais são os objetivos buscados e quais podem ser atingidos, que será possível evitar frustrações ou maiores problemas com a autoestima por conta de uma busca por resultados inalcançáveis. Narizes famosos podem, sim, ser levados em consideração na busca pelo nariz ideal para o paciente, mas não podem limitar ou criar padrões para o trabalho do cirurgião.

Por fim, só existe um nariz ideal para o rosto de cada paciente: aquele que combina com o seu rosto e personalidade, que o cirurgião acredita que seja melhor para o seu funcionamento e que satisfaça as necessidades do paciente.