Mommy Makeover: cirurgia plástica após a gestação

A gravidez é um período muito especial e envolto de cuidados pelas mulheres. Tanto durante a gestação quanto depois a mãe sofre diversas transformações incluindo mudanças hormonais, aumento de peso e das mamas e estiramento de pele.

 Quando o bebê nasce as mudanças corporais se tornam perceptíveis e traz algumas consequências para o corpo feminino como acúmulo de gordura, flacidez, ptose mamária e estrias.

O primeiro passo para recuperar o corpo de antes é apostar em alimentação saudável e exercícios físicos, mas eles podem não trazer o resultado desejado. Por isso houve um aumento considerável de mulheres que após a gravidez buscou pacotes de cirurgias plásticas que reparassem principalmente o abdômen e os seios o que ficou conhecido nos Estados Unidos como Mommy Makeover.

Entre os procedimentos mais comuns do Mommy Makeover temos: a abdominoplastia para combater o excesso de pele e flacidez do abdômen; a lipoaspiração para remover o excesso de gordura de várias regiões como barriga, coxas e flancos; a lipoescultura para contornar a silhueta; e as cirurgias nos seios como a mastopexia para levantamento da mama que pode ou não estar associada ao implante de silicone.

Para realização dessas cirurgias é indicado que a mulher esteja próxima ao peso ideal, espere de 6 meses a um ano e não esteja amamentando. Também é muito importante consultar o cirurgião, pois o organismo feminino passou por muitas mudanças e ele indicará o melhor período e forma de realização dos procedimentos.
O cuidado pós-operatório dura de uma a três semanas e exige muito repouso e restrição de atividades físicas. Por essa razão é muito importante também contar com um planejamento familiar e o apoio do parceiro e parentes, pois além do bebê sua situação exige cuidado.

O Mommy Makeover vem se popularizando cada vez mais, pois além de permitir a mulher voltar à forma, resgata sua autoestima.