Mitos e verdades sobre a Rinoplastia com o Dr Milton Rocha

No artigo sobre os mitos e verdades da rinoplastia (link) demonstramos a dificuldade em saber o que pode ou não ser verídico sobre a cirurgia do nariz já que existem muitas informações propagadas por aí. Hoje damos continuidade a essa lista. Dê uma olhada:

A rinoplastia é dolorosa

Mito. A cirurgia é feita sob anestesia geral então o paciente não sentirá dor. No pós-operatório pode ocorre algumas dificuldades como um desconforto, mal-estar nasal semelhante a uma gripe e dificuldades para respirar, comer e dormir, entretanto eles serão tratado com analgésicos, anti-inflamatórios e cuidados orientados pelo cirurgião.

A plástica de nariz pode causar problemas respiratórios

Verdade. Infelizmente esse é um risco que pode ocorrer após o procedimento, mas principalmente se não for realizada de maneira adequada com um especialista. Um colabamento da válvula externa ou desvio septal pode levar a problemas respiratórios. Alguns dos motivos que podem gerar esses problemas, além de uma má execução técnica, são as características anatômicas desfavoráveis do paciente, a falta de diagnostico prévio de algum problema respiratório ou um pós-operatório malsucedido. Por isso é de extrema importância o conhecimento e a escolha de um cirurgião credenciado e de confiança.

A plástica de nariz pode ser feita mais de uma vez

Verdade. Se a primeira cirurgia não levar a resultados satisfatórios ou ocasionar problemas respiratórios, como dito acima, o paciente pode fazer uma rinoplastia secundária após 12 meses da primeira cirurgia. A rinoplastia secundaria é ainda mais complexa e delicada que a primeira, pois a arquitetura fisiológica do nariz já estará alterada e o nariz já operado frequentemente apresenta tecido cicatricial (fibrose), o que pode dificultar a realização da segunda cirurgia, assim como a obtenção do resultado almejado.

A cirurgia plástica no nariz pode ser realizada em qualquer idade

Mito. A rinoplastia só costuma ser feita a partir dos 16 anos quando as estruturas nasais já estão definidas. Em homens costumamos esperar até os 18 anos .

E aí, ainda restou alguma dúvida sobre rinoplastia? Então deixe nos comentários.