A importância do acompanhamento pós-cirúrgico

Diferente do que muitos pensam, o acompanhamento após uma cirurgia plástica é tão importante quanto a preparação ou a própria operação. Isso porque os resultados esperados e preparados para o paciente só serão obtidos se ele, juntamente com seu médico, conseguirem seguir as indicações e acompanhar a cicatrização do corpo.

Para isso, antes de mais nada, é importante que o paciente esteja ciente de todas as recomendações e informações importantes sobre todas as fases de uma cirurgia plástica antes mesmo de realizá-la. Pesquisas em sites reconhecidos por profissionais e uma boa conversa com o especialista escolhido para fazer a cirurgia são boas formas de se manter atualizado.

O acompanhamento presencial, de forma constante, após uma cirurgia oferece, tanto ao paciente quanto ao profissional de saúde uma relação de reciprocidade, onde é possível confiar na habilidade do médico para garantir os resultados e ter mais segurança para tirar suas dúvidas e seguir as indicações recomendadas.

Para entender como funciona o acompanhamento, é preciso distinguir os diferentes tipos de pós-operatório. O primeiro, o pós-operatório imediato, tem o objetivo de controlar a dor do paciente após o procedimento, fazer a prevenção de possíveis complicações, tirar dúvidas e, após todos esses passos, dar a alta ao paciente.

No pós-operatório precoce é possível realizar drenagens linfáticas para reduzir o edema e fibroses da cirurgia, deve-se fazer a revisão de todos os curativos, o paciente recebe orientações sobre a recuperação natural do corpo, como ocorre a cicatrização e pode ser feita a retirada dos pontos, revisando as medicações para dor se isso ainda trazer desconforto para o cliente.

Após isso temos o pós-operatório tardio, que vai identificar as alterações da cicatrização (se houverem) e uma última conversa com o médico responsável sobre os resultados esperados do procedimento e quanto eles podem ocorrer, além de dicas para manter esses resultados por mais tempo.

Estar em constante comunicação com o médico responsável garante que todos esses processos ocorram da melhor maneira possível, garantindo a satisfação com o procedimento cirúrgico e levando mais segurança e saúde para o paciente.