Alimentação no pós operatório

Depois que a cirurgia plástica é realizada, o paciente deve ficar atento aos cuidados pós-operatórios para maximizar os resultados da cirurgia. Logo após a operação, o corpo ficará inchado e dolorido. Além das sessões de drenagem linfática e do uso de malhas de compressão, manter uma dieta pós-operatória balanceada é uma ótima opção para auxiliar a recuperação.

Alimentos como frutas cítricas contém betacaroteno e vitamina C. O betacaroteno, presente na cenoura, abóbora e beterraba, é um ótimo antioxidante, o que aumenta a imunidade do paciente. Além disso, essa substância dá elasticidade à pele e previne o envelhecimento, então o seu consumo é recomendado inclusive para as pessoas que desejam retardar o envelhecimento da pele.

As frutas vermelhas têm ação anti-inflamatória e anti-hemorrágica. Isso é muito importante para o organismo que acabou de passar por uma cirurgia, pois ajuda a resuzir o edema e controla os sangramentos. O brócolis, o repolho e a couve, além de antioxidantes, são ricos em compostos enxofrados bioativos. Esses compostos desintoxicam o fígado, que é órgão responsável por quebrar as moléculas da anestesia e outros medicamentos antes de elas serem eliminadas.

Além da atenção com a alimentação, pacientes que se submeteram a algum procedimento devem fazer exercícios físicos (na medida em que são liberados) e visitar constantemente seu médico para ter o acompanhamento durante o processo de recuperação. Para mais informações, acompanhe nossas redes sociais (Facebook e Instagram).