Alimentação para a cicatrização

Muitos pacientes, quando decidem recorrer à cirurgia, têm muitas dúvidas em relação à cicatrização, aparência da cicatriz e como acelerar esse processo. Uma coisa que você deve saber é que, além da habilidade do cirurgião que está responsável pelo procedimento, uma boa dieta alimentar, compostas pelos alimentos certos, pode ser grandes aliados neste processo.

Algumas frutas cítricas, como é o caso da laranja e a acerola, ou algumas verduras, como o brócolis, são ricos em vitamina C, que ajuda na formação do colágeno, contribuindo bastante para a pele ficar mais firme. Os peixes também são ótimos aliados, já que são fontes de ômega-3, fundamental na produção de anti-inflamatórios naturais pelo corpo.
Frutas vermelhas, como morango e framboesa, e alguns vegetais arroxeados, como a berinjela e repolho roxo, são ricos em flavonoides, antioxidantes naturais que protegem a parede dos vasos sanguíneos e combatem o processo inflamatório.
O que pode ser utilizado para complementar essa dieta? Alimentos ricos em ferro e zinco. Entre eles estão o feijão e as carnes vermelhas magras, por exemplo, que também oferecem muitos benefícios no processo de cicatrização.
E qual seria a dica que funcionaria sempre, em todos os casos? Água! Não podemos, nunca, esquecer que manter a hidratação do seu corpo em dia é fundamental para ajudar a eliminar as toxinas e ajudar no funcionamento o seu organismo.
Antes de alterar sua dieta alimentar bruscamente, procure o seu médico e também se consulte com um nutricionista. Toda alteração no seu estilo de vida deve ser observada de perto por um profissional.